Duas propostas para o iOS 15

Estamos a cerca de três meses da data habitual de realização da Conferência Mundial de Programadores (WWDC) para sistemas operativos Apple.

Com isso, aumenta a expectativa em relação às novidades que os próximos sistemas poderão trazer, nomeadamente o iOS que deverá chegar à sua 15º versão. Todos nós temos os nossos desejos para o próximo iOS e foi com isso em mente fiz dois conceitos de duas features que gostava de ver implementadas no iOS 15: Always on display e Widgets no ecrã de bloqueio.

Always on display


Como quase sempre, esta funcionalidade é algo que já existe há muito tempo na concorrência, e basicamente permite que o ecrã do smartphone esteja sempre ligado, em modo de baixo consumo, apresentado apenas algumas informações essenciais.

Atualmente, se quisermos ver qualquer informação que seja no iPhone, temos que pegar nele ou tocar no ecrã para que este ligue. Por isso, acharia muito útil se o smartphone da Maçã tivesse sempre a mostrar-nos alguma informação como horas, data, meteorologia e próximo compromisso, por exemplo, no seu ecrã. Dito isto, acredito que a atual autonomia dos iPhones tenha um papel preponderante na decisão da Apple não ter - ainda - lançado esta opção. Assim, é também possível considerar que esta feature poderá estar relacionada de igual modo com o hardware (bateria/eficiência do ecrã), e não só o software (iOS).

Continuando neste conceito que fiz, vemos em destaque as horas, data e o estado do tempo na parte superior do ecrã. Ligeiramente abaixo teríamos o(s) próximo(s) compromisso(s) ou até Lembretes e, por fim, os ícones das apps com novas notificações.

Idealmente este ecrã seria configurável com, por exemplo, a quantidade de notificações de devem aparecer, assim como a aplicação de teria em destaque no centro do ecrã - e que neste exemplo é o Calendário.

Widgets no ecrã de bloqueio

Depois de acordarmos o iPhone do modo Always on display, seríamos brindados com um ecrã de bloqueio realmente útil, em que além das horas, data e notificações, teríamos ainda a possibilidade de acrescentar widgets diretamente, como o de Calendário e Meteorologia. Outras opções seriam o Lembretes e o Mail, por exemplo, pelo menos numa fase inicial.

Mais tarde, em futuros updates, a Apple poderia expandir estes widgets para outras apps, mas estas que mencionei seriam as que considero imprescindíveis no lançamento.

Além disso também acrescentaria um atalho na parte inferior do ecrã para o AirPlay porque parece-me ser uma opção que para ser utilizada não deveria levar-nos a percorrer tantos menus e toques no ecrã.

O que achas destes conceitos? Seriam úteis para ti, ou tens outros desejos para o iOS 15? Seja como for, convido-te a partilhar a tua opinião comigo nos comentários 😉.




Mensagens populares deste blogue

Algumas notas sobre o evento Apple do iPhone 12

MB Way: transferências são agora gratuitas, mas com limites