As causas do burn-in na minha TV OLED da LG

 

No final do ano passado coloquei um post no facebook a reclamar da facilidade com que TV’s OLED podem ficar com o famoso burn-in, mostrando o caso da minha - TV LG OLED modelo 55B6V (2016).

Para quem não sabe, o burn-in surge quando uma imagem fica estática por um período prolongado no ecrã, passando este a exibir uma “imagem fantasma”. Ou seja, quando mudamos de canal, por exemplo, continua a aparecer no ecrã imagens do canal anterior, como por exemplo o logótipo. As TV’s OLED-Organic Light-emitting Diode são bastante suscetíveis a este problema, em determinadas situações.

No meu caso, fiquei com burn-in dos canais mais vistos aqui em casa, devido a estar várias horas com a TV ligada nesses mesmos canais. E a minha revolta é precisamente essa, como é que dispositivos tão caros são feitos para não serem MUITO usados?

Assim, hoje mostro-te em detalhe as marcas de burn-in da minha TV, onde consegues perceber perfeitamente os canais responsáveis. Para isso, fui ao YouTube à procura de um vídeo onde permite testar, com várias cores, o burn-in das TV’s. E o resultado foi este:





A minha filha nasceu em 2015 e eu comprei a TV em 2016, o que ajuda a explicar a prevalência do Disney Junior no burn-in. Mas também há detalhes do Netflix e da SIC na TV, estes um pouco mais recentes.

E o pior é que não há nada que eu possa fazer para resolver esta situação. Tal como disse na altura no post do facebook, trocar o painel OLED custa mais de 1.000€, quase o preço de uma TV OLED nova. E claro, já não está na garantia, que também não iria cobrir burn-in, segundo a LG.

Por isso, reitero o meu conselho: se utilizam a TV sempre no mesmo canal mais de 2/3 horas seguidas por dia, não compres uma TV OLED. As proteções anti burn-in que a TV incorpora são insuficientes e irás acabar na mesma por tê-lo, mais cedo ou mais tarde.

Mensagens populares deste blogue

Algumas notas sobre o evento Apple do iPhone 12

Como consultar online o fim do período de fidelização na MEO?

Duas propostas para o iOS 15