O que fazer antes de vender o iPhone?

 

Pois é, chegou aquela altura do ano em que muitos de nós preparam-se para comprar o novo iPhone e que deverá ser apresentado em breve. Mas como o seu preço é tipicamente pouco simpático, por vezes é necessário vendermos o nosso iPhone atual para equilibrar as finanças.

Assim, deves ter em considerações alguns procedimentos que são necessários efetuares antes de entregares/venderes o teu iPhone a outra pessoa.

Transferir dados do iPhone antigo para o novo

Esta é a minha solução preferida, mas requer que estejas em posse dos teus dois iPhones, o antigo e o novo. Basicamente a única coisa que precisas fazer é ter os dois dispositivos lado a lado quando ligares o teu novo iPhone pela primeira vez. Quando o fizeres, deverá aparecer uma janela no teu iPhone antigo semelhante a esta, designada de Início rápido:


Depois é só ires seguindo os passos e selecionares "Transferir do [Dispositivo]" quando a opção aparecer. Assim, em poucos minutos, terás o teu novo iPhone com todas as tuas informações e apps.

Fazer uma cópia de segurança em iCloud, iTunes ou Finder
Se quando o teu novo iPhone chegar já não tiveres em tua posse o iPhone anterior, então antes de venderes deverás fazer uma cópia de segurança dos teus dados. Para isso poderás utilizar o iCloud ou então fazeres uma cópia de segurança para o computador.

Eu utilizo sempre o iCloud para cópias de segurança, pois é um processo bastante simples. Só precisas de fazer o seguinte com o iPhone ligado a uma rede Wi-fi:
  1. Vai a Definições > [o teu nome] e seleciona em iCloud;
  2. Toca em Cópia iCloud;
  3. Escolhe "Efetuar cópia de segurança agora". Mantem o dispositivo ligado à rede Wi-Fi até que este processo seja concluído.
E está feito! Caso prefiras efetuar uma cópia de segurança para o computador (Mac ou PC), tens um passo-a-passo completo neste site da Apple.

Preparar o iPhone para “formatar”

Agora que tens uma cópia de segurança do teu iPhone feita, é hora de apagar toda a informação contida nele. Estes são os passos a seguir:
  1. Se tiveres um Apple Watch, deves desemparelhá-lo agora do teu iPhone;
  2. Termine a sessão no iCloud, na iTunes Store e App Store indo a Definições > [o teu nome] e deslocar para baixo até onde diz Terminar sessão e selecionar. Introduz a tua palavra-passe do ID Apple e seleciona Desativar;
  3. Depois novamente em Definições, vai a Geral > Repor > Apagar conteúdo e definições. Poderá ser necessário introduzires a palavra-passe do teu ID Apple se tiveres a funcionalidade Encontrar [dispositivo] ativada.
  4. Se o código do dispositivo ou o código para as Restrições for solicitado, insere-o e em seguida seleciona Apagar [dispositivo].

Por fim, deves eliminar esse iPhone da lista de dispositivos fidedignos. Para isso, terás de fazê-lo através de um dispositivo que não o que vais vender. 

Se for através de um dispositivo com iOS:
  1. Ir a Definições > [o teu nome];
  2. Selecionar o dispositivo da lista e escolher Remover da conta.
Se for através de um Mac com macOS Catalina:
  1. Selecionar o menu Apple > Preferências do sistema;
  2. Tocar em ID Apple;
  3. Selecionar o dispositivo da lista e escolher Remover da conta.

Se for através de um Mac com macOS Mojave ou anterior:
  1. Selecionar o menu Apple > Preferências do sistema;
  2. Escolhe iCloud e, em seguida, clica em Detalhes da conta;
  3. Clica no separador Dispositivos;
  4. Selecionar o dispositivo da lista e escolher Remover da conta.
Via web:
  1. Vai ao website do Apple ID;
  2. Inicia sessão com o teu ID Apple;
  3. Acede à secção Dispositivos;
  4. Selecionar o dispositivo da lista e escolher Remover da conta.
E está feito! Agora é só prepará-lo devidamente para entregá-lo ao novo dono. Boas vendas!

Mensagens populares deste blogue

Algumas notas sobre o evento Apple do iPhone 12

Como consultar online o fim do período de fidelização na MEO?

Duas propostas para o iOS 15